Avaliação Econômica de Empreendimentos de Base Urbana e Rural

OBJETIVOS

Abordagem e conciliação sobre as normas de avaliações voltadas para empreendimentos, com a conciliação dos enfoques propostos nas Normas 14653-2, 14653-3, 14653-4 e 14653-5.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

–       Análise de Investimentos (TIR x VPL x TIRM x Períodos de recuperação), com abordagem sobre as Avaliações Econômicas e a Norma de Avaliações de Empreendimentos da ABNT – períodos de projeções, taxas de desconto;

–       Análise setorial;

–       Análise de Risco e Sensibilidade;

–       Fundamentação de taxas de desconto;

–       Análise de cenários e variações paramétricas;

–       Avaliações econômicas e avaliações patrimoniais de empreendimentos de base imobiliária e industriais;

–       Testes de recuperabilidade de ativos por critérios econômicos (impairment).

–       Cases e aplicabilidade em áreas rurais

 

INSTRUTORES

AGNALDO CALVI BENVENHO, Engenheiro Mecânico pelo Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Pós-graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias pela UNOESTE, Mestre em Ingeneria de Tasación y Valoración pela Universidade Politécnica de Valência, Professor de Avaliação Econômica de Empreendimentos e Avaliação de Aluguéis na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professor de Avaliação Econômica de Empreendimentos, Avaliação Imobiliária pelo Método da Renda e Avaliação de Máquinas, Equipamentos e Complexos Industriais em diversos IBAPEs, Diretor Técnico do IBAPE Nacional na gestão 2016-2017, Coordenador da Câmara de Avaliações do IBAPE/SP na gestão 2022-2023, Prêmio de melhor trabalho em Engenharia de Avaliações no XV, XVI e XVII COBREAPs, participante em diversos estudos sobre avaliações do IBAPE (Valores de Edificações de Imóveis Urbanos, Diretrizes Básicas para Avaliações em Garantias Bancárias, Taxas Internas de Retorno para Empreendimentos Residenciais Verticais na Cidade de São Paulo, Novos Conceitos de Depreciação para Máquinas e Equipamentos), autor do livro “Avaliação de Máquinas, Equipamentos, Instalações e Complexos Industriais, Perito Judicial e Assistente Técnico atuante em diversas varas de São Paulo e Paraná, Sócio Gerente da BP Avaliações e Perícias.

CARLOS AUGUSTO ARANTES

Eng Agrônomo. Mestrado em Ingeniería de la Tasación y Valoración – UPV / Espanha. Doutorando em Valuación – UABC / México. Environmental Auditor – EARA Approved Foundation Course in Environmental Auditing / United Kingdom. Pós-Graduado em Ingeniería de la Tasación y Valoración – UPV / Espanha. Pós-Graduado em Gestão de Programa de Reforma Agrária e Assentamento – UFLA /MG. Pós-Graduado em Solos e Meio Ambiente – UFLA / MG. Pós-Graduado em Georreferenciamento de Imóveis Rurais – FEAP / SP. Jornalista. Professor convidado do Master Internacional en Catastro Multipropósito y Avalúos – Universidad de Jaén / España. Professor na Pós Grad. Fac. Arnaldo / IBAPE. Professor em diversas pós graduações e cursos livres no Brasil. Autor de dez livros técnicos. Integrante da Comissão de Estudos da ABNT no processo de revisão das Normas de Avaliações de Bens. Certificado Valuador Panamericano. CEO da Arantes & Associados – Engenharia Legal, Avaliações e Perícias, Meio Ambiente.

Valores: Sócio IBAPE R$900/ Não-sócio R$1.100

Carga horária: 20h

Horário: 19-23h

Inscreva-se

Data

12 - 16 jun 2023
Expired!

Tempo

08:00 - 19:00
Categoria

Em breve você poderá efetuar o
seu cadastro através do site