Sobre

O IBAPE

Apostando na qualificação e reconhecimento do profissional

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do RS – IBAPE-RS, fundado em 18 de Abril de 1977, é um instituto de perícias e avaliações com a finalidade de congregar os profissionais do Sistema CONFEA/CREAs e CAU.

A entidade, filiada ao IBAPE Nacional e com representatividade no CDEN – Colégio de Entidades Nacionais, é formada por Engenheiros das diversas modalidades, Arquitetos e Agrônomos que atuam na atividade de avaliações e perícias de Engenharia, tendo como fundador e primeiro presidente do Instituto o Prof. Eng. Ibá Ilha Moreira Filho, “patrono da entidade e grande incentivador da difusão da Engenharia de Avaliações como atividade técnica e profissional”.

É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, sem caráter político ou religioso, com personalidade jurídica própria e duração ilimitada, possuindo associados em todas as regiões do Estado do Rio Grande do Sul e outros estados da federação.

Nosso Patrono

Eng. Civil Ibá Ilha Moreira Filho

Ao Professor Ibá (como gostava de ser chamado), a nossa admiração e o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Engenharia de Avaliações.
Os profissionais peritos e avaliadores homenageiam o Profº Eng. Ibá Ilha Moreira Filho (in memoriam), Patrono do IBAPE-RS, Fundador da ABRAP – Associação Brasileira de Entidade de Engenharia de Avaliações e Perícias (1978), juntamente com o Engº Léo Saraiva Caldas e primeiro presidente, Eng. Eurico Ribeiro, que no discurso de transmissão de posse ao Profº Ibá, proferiu:
“Consideramos como nossa obrigação impostergável, nesta altura, lembrar os nomes dos pioneiros que tornaram o sonho da ABRAP possível”, hoje o nosso IBAPE. (1995/2019)

Missão

Desempenhar um papel importante na capacitação de seus associados apostando na qualificação e reconhecimento do profissional.

Visão

Divulgar a cultura da engenharia legal, buscando sempre a ocupação do devido espaço de nossas áreas profissionais, avaliações, perícias, inspeção predial, sempre em defesa da sociedade.

Valores

Defender a ética nos direitos e deveres de seus membros inerentes a profissão de perito, avaliador e consultor em engenharia diagnóstica.

Estatuto IBAPE-RS

Estatuto IBAPE-RS Registro em 12-12-2017 – AGE de 29-11-2017

Seja associado IBAPE-RS
e obtenha vantagens.

  • Referência
  • Fortalecimento da classe
  • Descontos especiais
  • Acesso à biblioteca virtual
  • Acesso e uso do Novo Regulamento de Honorários do IBAPE-RS
  • Selo de profissional associado, emitido pelo IBAPE-RS

Em breve você poderá efetuar o
seu cadastro através do site